quarta-feira, 28 de março de 2012

Figo da Índia


O potencial das actividades relacionadas com os figos da índia e outros produtos que podem ser explorados a partir das figueiras da índia, tem vindo a agregar pessoas com interesses variados: produção dos figos propriamente ditos, forragem para o gado, compotas, licores, sumos, óleos essenciais, etc., que decidiram associar-se de maneira a potenciarem as acções de promoção e divulgação a implementar.
A nossa Associação, nesta fase de arranque, irá já marcar presença com um stand na Mostra de Recursos Silvestres integrada na Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos de 30 de Março a 1 de Abril.
Até ao momento, tanto quanto nos é dado conhecer, existem já algumas plantações instaladas e outras em fase de instalação. No ano passado já houve alguma produção de figos da índia portugueses e, com as novas plantações em fase de instalação, este ano haverá ainda mais.

45 comentários:

  1. Bom dia,
    gostaria que me contactassem, para que possa conhece melhor o vosso projeto e eventualmente colaborar com a promoção deste produto.
    Norberto Costa
    http://boletosdeorum.pt

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Tal como o colega acima também gostaria de vos contactar de modo a poder conhecer melhor o vosso projecto e entrar dele.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde

    Faço minhas as palavras dos dois interessados que aqui deixaram as suas mensagens. Estou interessado em avançar com uma plantação de Figueiras da India e gostaria de fazer parte da APROFIP. Não encontro o vosso contacto por isso deixo o meu_933261982 ou E-mail paulo.h.conde@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!
    Tal como os interessados acima tambem eu estou bastante interessado em fazer parte desse projeto,afim de plantar figueiras da india uma vez q possuo imenso terreno para tal.Gostaria de saber mais informacoes sobre como proceder.Aqui vai o meu email sergio.guerreiro81@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de produzir 2 hectares de Figueiras da Índia,
    Mas necessito do vosso apoio nomeadamente:
    - saber o preço por planta, qual o compasso entre plantas, espaçamento entre linhas, o que é necessário para ser sócio.
    Preciso do vosso apoio para crescer e fazer crescer o nº de produtores/ton de Figos da Índia.
    o meu E.mail é:
    herdade.mato.grosso@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    Estou interessada em produzir este fruto na Beira Interior. Dado isto pretendia saber todas as informações necessárias à produção e comercialização do mesmo, como por exemplo: qual a produção, os custos de produção e o mercado. Também pretendo saber como funciona esta associação.
    Agradeço resposta para: c_pais-@hotmail.com.

    Obrigada pela atenção
    Clara Pais

    ResponderEliminar
  7. Boa Noite,
    Gostaria de obter mais informações acerca da vossa associação, bem como da plantação. Podem entrar em contacto comigo pelo e-mail scgtavares@gmail.com.
    Obrigada pela atenção dispensada.
    Cpts
    Sónia Tavares

    ResponderEliminar
  8. Boa noite o meu nome é Pedro Valongo, gostaria muito de receber informações sobre este produto. Nomeadamente preços de plantação, se o produto tem tido boa aceitação no mercado, tempo de crescimento, terreno mais apropriado. Eu como o comentaria atrás da clarte e pontos também sou da beira alta, mas a residir devido ao meu trabalho em Lisboa, gostaria de saber se esse produto poderia vingar naquela região visto ter invernos rigorosos?

    Atentamente

    Pedro Valongo

    (p.valongo@gmail.com)

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,
    Estou interessado em produzir na Beira Interior e gostaria de obter informações sobre a vossa associação, sobre o fruto sua plantação e comercialização.
    Agradeço a vossa disponibilidade,

    Atentamente
    Pedro Filipe
    (dyagricultura@gmail.com)

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,
    Estuo interessado em fazer uma plantação de figuiras da índia no Alentejo, pretendo obter informações sobre a vossa associação. O meu E-mail é vicente.g.cortes@gmail.com

    Vicente Cortes

    ResponderEliminar
  11. Bom dia

    Como na maior parte dos comentários, também estou interessado em obter mais informações acerca do figo da índia, para uma possível exploração em terrenos situados entre Algoz e S. Bartolomeu de Messínes (Concelho de Silves). Podem me contactar através do meu e-mail: nmvmatias@hotmail.com ou através do meu telemóvel: 965035959.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Boa noite gostaria de saber mais sobre a cultura o meu contacto e 968900118 mail ggreenflavours@gmail.com .

    Cumprimentos

    Antonio Luzio

    ResponderEliminar
  13. Boa noite

    Estou interessado em produzir figueiras da índia na zona de Viseu, gostaria de saber mais informações sobre esta cultura e da vossa associação.
    obrigado
    email - sergifil99@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Ola boa tarde! sou um jovem que gostaria de investir em algo diferente da agricultura tradicional. Sou do alentejo junto ao alqueva (Mourão), tenho alguns hectares de terra bem como um tractor agricola. Gostaria que me informassem do que seria necessario para a produção de figos da india.
    Com os melhores cumprimentos.
    Nuno Gonçalves
    965625840
    nunomrgoncalves@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, tenho estado a fazer algumas pesquisas de projectos inovadores e de um custo inicial económico,este projecto parece-me aliciante, a minha questão é se a região de Santarém reúne as condições necessárias para um bom desenvolvimento da figueira-da-Índia.
    Agradeço que me facultem toda a informação possível tanto em relação aos apoios do ministério da agricultura e qual a função e apoio da APROFIP.
    Sérgio Geadas
    sergdinis@gmail.com

    ResponderEliminar
  16. Olá bom dia como todas as pessoas atrás estou interessado neste projecto. Há fundos estruturais para estas plantações? Onde comprar as plantas, qual o compasso, qual o tipo de terreno?
    O meu contacto são pedrosilva70@gmail.com e 918391029.

    Cumprimentos,

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  17. Olá a todos os membros que fazem parte desta associação. É o seguinte, sou apenas um jovem que anda no mundo do empreendedorismo, e vi um artigo, ou seja, um video que uma reportagem que passou na RTP, achei um negócio muito interessante, e que dava uma vantagem para criar o meu próprio emprego. Será possivel disponibilizar informações aonde posso adquirir a famosa figueira da india, deixo o meu contacto de email: david.davidcardoso428@gmail.com

    É um negocio muito interessante e querer também entrar nesse negocio, com a vossa ajuda. Um abraço e continuem com o vosso trabalho que é perfeito

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite,
    Estou interessado em realizar uma plantação de figueiras da índia no litoral alentejano, gostaria de saber mais informações sobre esta cultura e da vossa associação.
    muito obrigado
    pedrogamito.gamas@gmail.com

    ResponderEliminar
  20. A Direcção da APROFIP informa todos os interessados em recolher informações sobre esta nova actividade agro industrial em Portugal, relacionada com a Opuntias Ficus Indica, (figo-da-índia) de que o devem fazer através da conta: adm.aprofip@gmail.com
    ou da sua pág. Facebook https://www.facebook.com/APROFIP.
    Com os melhores cumprimentos
    Mário Nunes
    presid. da APROFIP

    ResponderEliminar
  21. Tenho desses figos ás dezenas junto à minha casa. Alguém está interessado em comprar?
    Contacto - 91 088 51 69

    ResponderEliminar
  22. Muito boa tarde, estou interessada em fazer uma exploração de figo da india, como posso saber mais sobre o assunto. ipereira028@gmail.com

    ResponderEliminar
  23. Olá Mário Nunes.
    Boas Festas.
    Então sempre se vai efectuar um workshop em Janeiro? estou interessado em saber mais sobre o cultivo deste fruto.
    Carlosvicentes@sapo.pt
    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde. Em relação ao Workshop de Janeiro já foi? Estou interessada em saber mais sobre este tipo de cultivo.
    celinamtpires@gmail.com

    ResponderEliminar
  25. Estando no local certo, como me parece pelas questões aqui colocadas, também eu pretendo produzir figueira da índia. Já contactei a APROFIP mas sem qualquer resposta até à data. Estou a elaborar um projecto para exploração de figueira da índia (entre outros produtos), e gostaria de saber os custos de instalação por hectar e por planta, bem como os melhores fornecedores de palma. Caso seja possível, chamo-me Paula e o meu email paulaaslopes@hotmail.com.
    Cumprimentos
    Paula Lopes

    ResponderEliminar
  26. Ò muito me engano ou em breve vai haver figo da índia ao preço da chuva....rssssss, logo deixando de ser rentável...mas é a sociedade que temos.

    ResponderEliminar
  27. ola sou portuguesa e neste momento vivo em Moçambique adquiri 60hectares para plantaçao de figo da india neste momento procuro parceiro para o projecto .

    ResponderEliminar
  28. Olá Sónia.

    Gostava de contactar consigo para conhecer melhor o seu projeto e a possibilidade de ser esse parceiro que procura. Estou atualmente a procurar uma área de investimento, dentro da produção agrícola e esta parece-me bastante interessante.

    O meu e-mail é dora,carvalho@sapo.pt. Fico a aguardar uma resposta sua.

    ResponderEliminar
  29. peço desculpa, no comentário anterior referi mal o e-mail para o qual agradeço a sua resposta. É dora.carvalho@sapo.pt.

    ResponderEliminar
  30. Bom dia, achei a cultura de figo da índia muito interessante, como tal gostaria que me pudessem informar um pouco sobre a cultura, a produção, a compra das plantas(onde comprar), e os custos,....

    Agradecia resposta, para o email filipesousa1996@gmail.com

    P.s. Pondere em colocar um post neste blog para esclarecer as duvidas no geral.

    ResponderEliminar
  31. A todos que aqui vêm colocar as suas questões sobre a produção de figo-da-índia, gostaria de informar que a APROFIP tem os seus canais próprios de comunicação, designadamente a conta adm.aprofip@gmail.com ou a sua página FB https://www.facebook.com/APROFIP . Este blog foi criado num período em que a APROFIP ainda não estava formalizada e a pessoa que o criou não pertence à actual Direcção, por esse facto agradecemos que não coloquem aqui as vossas questões, porque só muito esporadicamente aqui venho. Cumprimentos Mário Nunes

    ResponderEliminar
  32. Gostaria de produzir 2 hectares de Figo da Índia em Penafiel e para isso necessito do vosso apoio nomeadamente:
    - saber o preço por planta, qual o compasso entre plantas, espaçamento entre linhas, - o que é necessário para ser sócio.
    - Se a licença para a instalaçao deste tipo de pomar é dificil de conseguir
    - Se esta planta poderá produzir de forma rentável nesta região
    - Se existem apoios para este cultivo no ambito do proder 2020
    o meu E.mail é:
    vieroff@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
  33. boa noite estou interessado em saber ao pormenor como posso ser produtor de figo da índia. como plantar quais os cuidados a ter se necessita de rega ao fim de quanto tempo há fruto preço de venda por Kg quem são os compradores se há algum financiamento a fundo perdido enviar resposta para email jcp.solar@gmail.com

    ResponderEliminar
  34. fica informação útil:
    http://www.alentejosilvestre.com/index.php/produtos/2012-06-05-09-50-14

    ResponderEliminar
  35. Ola gostaria de saber se o figo da inda que se encontra nas zonas rurais também se pode vender e se a compradores e o que tenho que fazer e quanto val o kg. Gostava de ser informado se pessivel fico a aguardar uma resposta obrigado .
    limaforcado@hotmail.com

    ResponderEliminar
  36. Boa noite. Tenho uma pequena exploração de figueiras da india e gostava de saber mais sobre a cultura e escoamento do produto. Obrigado

    ResponderEliminar
  37. Boa noite. Tenho uma pequena exploração de figueiras da india e gostava de saber mais sobre a cultura e escoamento do produto. Obrigado

    ResponderEliminar
  38. Boa noite,

    Gostaria de fazer um projecto de exploração de figueiras da inda, e gostaria saber condições para ser vosso sócio e aconselhamento sobre os tipos de produção e potenciais compradores. Desta forma gostaria que me dessem toda a informação necessária para o inicio desta actividade.
    Fico a aguardar resposta, o meu email é marco_and_6@hotmail.com.

    Cumprimentos

    Marco Prates

    ResponderEliminar
  39. boa tarde!gostaria de saber mais informaçao tenho 4 hactares disponiveis e queria ser produtor.ob.

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde. Estou interessado na cultura do figo da india e suas especificidades, e de perceber em como funciona a vossa associação. Agradecia o contacto pelo email mfernandes76@gmail.com

    ResponderEliminar
  41. Ola boa tarde tenho uma pequena produção deste produto gostaria de saber mais sobre o seu escoamento, venda e preço ao kg fico a aguardar resposta
    Cata4rodrigues@gmail.com

    ResponderEliminar
  42. Gostaria de produzir 2 hectares e meio de Figueiras da Índia,
    Mas necessito do vosso apoio nomeadamente:
    - saber o preço por planta, qual o compasso entre plantas, espaçamento entre linhas, o que é necessário para ser sócio.Bem como a melhor maneira de colucar o produto em comercio .
    Preciso do vosso apoio para crescer e fazer crescer o nº de produtores/ton de Figos da Índia.
    o meu E.mail é:
    filipealmeida@portugalmail.pt
    Obrigado

    ResponderEliminar
  43. Gostaria de produzir 2 hectares e meio de Figueiras da Índia,
    Mas necessito do vosso apoio nomeadamente:
    - saber o preço por planta, qual o compasso entre plantas, espaçamento entre linhas, o que é necessário para ser sócio.Bem como a melhor maneira de colucar o produto em comercio .
    Preciso do vosso apoio para crescer e fazer crescer o nº de produtores/ton de Figos da Índia.
    o meu E.mail é:
    filipealmeida@portugalmail.pt
    Obrigado

    ResponderEliminar
  44. Boa dia,
    Estou interessado em fazer uma plantação de figueiras da índia no Alentejo, pretendo obter informações sobre a vossa associação e sobre as mesmas. O meu E-mail é jbolinhas@hotmail.com

    ResponderEliminar